• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
VW já domina o Mundial’2014
Publicado em 11.Feb.2014
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

A equipa Volkswagen, campeã mundial de ralis em título de pilotos (Sebastien Ogier) e de construtores, começou a nova época com uma impressionante demonstração de força, aliás, no seguimento do domínio exercido no ano anterior, ao vencer os chamados ralis de inverno (Monte Carlo e Suécia), repartindo os triunfos entre Ogier e Latvala. Ainda que restem mais… 11 provas, fica, para já, a convicção de que a marca alemã e o seu piloto campeão se encontram a preparar terreno para não dar hipóteses à concorrência e… fazer regressar a monotonia, em termos de discussão da vitória, ao campeonato, como sucedeu nos anos hegemónicos de Sebastien Loeb.

O VW Polo R, cuja evolução foi congelada para 2014, continua uns furos acima tanto do Citroen S3 como do Ford Fiesta RS, para já não falar do neófito Hyundai i20 que se estreou em Monte Carlo e cumprirá a sua primeira época completa neste regresso da marca sul-coreana às provas de estrada, mas não só. É que além de possuir um conjunto de pilotos muito homogéneo – ao lado dos experientes Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala está o jovem Andreas Mikkelsen – fê-los transitar, como já estava previsto, da época anterior, ao contrário da Citroen, que “promoveu” Kris Meeke para um programa completo e recrutou Mads Ostberg (ex-Ford), e da M-Sport (Ford), à qual regressou Mikko Hirvonen (ex-Citroen) e decidiu lançar o jovem inexperiente Elfyn Evans, ao qual se junta o ex-Citroen Robert Kubica. Portanto, como se percebe, demasiadas mexidas e… ajustes, enquanto a Hyundai, embora com pilotos de créditos reconhecidos como Thierry Neuville (ex-Ford) ou Dani Sordo (ex-Citroen), entre outros, procura a rodagem competitiva para um carro que revela potencial mas ainda estará longe de possuir a consistência e a fiabiliadade necessárias para poder bater-se pelos lugares do pódio.

Resta aguardar pela primeira fase de ralis em pisos de terra do calendário deste Mundial’2014, que tem início já em março (6 a 9) com o Rali do México, seguindo-se, na primeira semana de abril, o Rali de Portugal, mas tudo indica que a mudança de palco em nada vai alterar a hierarquia que foi estabelecida neste arranque da temporada.

 

MUNDIAL (após Monte Carlo e Suécia)

 

Pilotos

1º, Jari-Matti Latvala (VW), 40 pontos

2º, Sebastien Ogier (VW), 35

3º, Mads Ostberg (Citroen), 30

4º, Andreas Mikkelsen (VW), 24

5º, Brian Bouffier (Ford), 18

6º, Kris Meeke (Citroen), 17

7º, Mikko Hirvonen (Ford), 13

8º, Ott Tanak (Ford), 10

9º, Elfyn Evans (Ford), 8

10º, Henning Solberg (Ford), 6

 

Construtores

1º, Volkswagen, 72 pontos

2º, Citroen, 56

3º, VW II, 26

4º, M-Sport (Ford), 22

5º, Hyundai, 8

 

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios