• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Nacional de Ralis: Bernardo Sousa é o mais forte
Publicado em 20.May.2013
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Bernardo Sousa continua a dominar o Campeonato de Portugal de Ralis e somou agora, depois de já ter ganho na abertura da época, em Fafe, a segunda vitória no último sábado, no Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube, uma prova nova no calendário e que teve a particularidade de levar esta modalidade de volta à Cidade Berço. A instabilidade meteorológica, levando os pisos de asfalto a alternar entre o seco e o molhado, foi um quebra-cabeças para os pilotos e esteve na origem de alguns despistes que resultaram em desistências. Foi esse o caso de José Pedro Fontes na quarta das dez classificativas, protagonista de uma saída de estrada que deixou o Subaru Impreza bastante danificado.

No cômputo geral, a dupla Bernardo Sousa/Hugo Magalhães, no Ford Fiesta S2000, provou ser a mais forte, já que também não esteve isenta de problemas, como sucedeu por duas vezes, na sequência de um toque, com um braço da suspensão. Tal permitiu, aliás, que o veterano Adruzilo Lopes, autor de um excelente rali, com o Subaru Impreza de Produção, neste seu regresso à competição ao fim de quase dois anos, chegasse a ser líder da prova.

Os principais adversários do piloto madeirense, ambos nos Skoda Fabia S2000, ficaram aquém das expetativas, pois se o campeão em título Ricardo Moura não foi além da terceira classificativa, depois de ter dado um toque e danificar a suspensão traseira, Pedro Meireles também não teve melhor sorte. Primeiro, sofreu uma penalização de 20 segundos, ao perder demasiado tempo – um dos pneus intermédios ficou preso no arco de segurança – a trocar de pneus antes da terceira classificativa, depois de ter começado a chover, para na primeira “especial” da tarde (sexta do rali) ter uma saída de estrada que danificou a roda traseira esquerda.

De qualquer modo, fica a convicção de que nas três provas que restam, igualmente em pisos de asfalto, Ricardo Moura poderá vir a ser o grande rival de Bernardo Sousa na discussão das vitórias, enquanto a Meireles falta um pouco mais de andamento e de sorte, de modo a readquirir a confiança necessária para os surpreender…

O Rali Centro de Portugal, a 8 e 9 de julho, na zona da Marinha Grande, será a próxima etapa do Campeonato de Portugal de Ralis.

Classificação final do Rali Cidade de Guimarães/Targa Clube

1º, Bernardo Sousa/Hugo Magalhães (Ford Fiesta S2000) 1h00m23,0s

2º, Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira (Subaru Impreza R4) a 28,4s

3º, João Barros/Jorge Henriques (Renault Clio S1600) a 1m51,8s

4º, Diogo Gago/Jorge Carvalho (Citroën C2 R2 Max) a 2m46,0s

5º, Miguel Barbosa/Alberto Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX) a 3m15,8s

6º, Ivo Nogueira/Nuno R. Silva (Subaru Impreza STI) a 3m47,1s

7º, Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max) a 3m55,5s

8º, Joaquim Bernardes/Pinho de Almeida (Renault Clio R3) a 4m20,3s

9º, Carlos Oliveira/José Janela (Porsche 911 GT3) a 4m41,6s

10º, Nuno Pombo/Guilherme Pereira (Renault Clio R3) a 5m43,6s

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios