• Facebook
  • Google Plus
  • Apple
  • Android
  • Mobile
  • RSS
Mundial de Ralis: Ogier segue os passos de Loeb
Publicado em 12.Mar.2013
Seja o primeiro
a comentar
este artigo.

Sebastien Ogier e a Volkswagen estão a confirmar aquilo de que já se desconfiava, por diversos motivos, exercendo uma supremacia incontestada nas primeiras provas do seu ano de estreia no Mundial de Ralis. Foram segundos na estreia do Polo WRC, em Monte Carlo, mas os únicos a oferecer, verdadeiramente, réplica a Sebastien Loeb – a cumprir a primeira das suas quatro provas que agendou para 2013 –, para na Suécia nem o piloto da Citroen ser capaz de preencher um espaço vazio no seu extenso palmarés e ganhar um dos poucos ralis que lhe faltam… Mais recentemente, nas classificativas de terra do México, o antigo colega de Loeb na Citroen, e único então a derrotá-lo (como no Rali de Portugal de 2010 e de 2011), voltou a estar igual a si próprio. Não há mais dúvidas que com Loeb fora, depois de conquistar nove títulos de campeão mundial consecutivos, Sebastien Ogier é que lhe vai seguir os passos, embora seja muito difícil igualar, para já não dizer bater, os seus recordes. A única dúvida, porventura imediata, é se a Volkswagen irá permanecer tanto tempo nos ralis quanto a Citroen para lhe possibilitar tal desafio…

Sensivelmente dentro de um mês, tudo indica que vai repetir-se aquele “filme”no Rali de Portugal (11/14 abril), a quarta prova da temporada, porque, na verdade, Ogier está uns furos acima dos outros pilotos e estes, também é verdade, têm revelado uma grande irregularidade. A começar pelo seu próprio colega de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, que está muito longe do que vale, porventura ainda sem a confiança necessária no Polo R WRC para andar ao seu verdadeiro nível. Embora já na prova portuguesa, e até ao fim do campeonato, seja inscrito um terceiro carro para o jovem Andreas Mikkelsen, apoiado por uma segunda estrutura da Volkswagen Motorsport, este ainda não terá experiência mundialista para interferir na discussão das vitórias.

Pelo lado da Citroen, Mikko Hirvonen, teoricamente o piloto número um, tem estado uns furos abaixo do esperado, parecendo acusar a pressão de fazer “esquecer” a ausência de Loeb, e uns furos abaixo tem estado o novo “reforço” Dani Sordo, que neste regresso à equipa e com o piloto francês de fora chegou com a ambição de vencer o seu primeiro rali do Mundial e de lutar pelo título. Mas nem tudo lhe correu pelo melhor até ao momento, exatamente como a Mads Ostberg e a Thierry Neuville, os dois novos jovens da equipa Ford.

Mas, pilotos à parte, é importante sublinhar que a Volkswagen fez os trabalhos de casa de forma exemplar nos preparativos, a todos os níveis, para este seu regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis, totalizando, ao longo de 2012, mais de 16 mil quilómetros de testes com o Polo R WRC em diversos países que recebem as provas do calendário. Tudo isso depois de ter contratado técnicos e mecânicos – entre os quais um português que estava na Ford – com reconhecida experiência, como François Xavier Demaison, ex-engenheiro da Citroen, que é hoje o responsável técnico do projeto Polo R WRC. Há rumores de que o orçamento do construtor alemão para os ralis pode chegar aos 100 milhões de euros, quase o dobro da rival Citroen, permitindo-lhe dispor de meios bastante superiores aos da concorrência, mas, verdade ou não, o certo é que tem seguido uma estratégia cujos frutos já começaram a ser colhidos, mesmo estabelecendo, em termos de objetivos, que 2013 seria o ano de rodagem e de algumas vitórias, para só em 2014 discutir o título….

Mundial de Pilotos (após 3 das 13 provas)

1º Sebastien Ogier (Volkswagen), 74 pontos

2º Sebastien Loeb (Citroen), 43 (*)

3º Mikko Hirvonen (Citroen), 30

4º Dani Sordo (Citroen), 27

5º Mads Ostberg (Ford), 26

6º Thierry Neuville (Ford), 25

7º JariMatti Latvala (Volkswagen), 15

(*) Esta época, depois de ter competido em Monte Carlo e da Suécia, Sebastien Loeb disputará apenas mais o Rali da Argentina e o Rali de França

Envie o seu comentário

Todos os comentários que colocar mostram o seu nome. Ao enviar um comentário está a aceitar os nossos Termos e Condições.

*Campos obrigatórios